Os currículos são documentos que contém um resumo da educação, experiência profissional, qualificações e habilidades de uma pessoa – normalmente para serem usados como parte de um pedido de emprego. Embora o currículo seja essencial para o mercado de trabalho, muitos candidatos ao primeiro emprego e até profissionais experientes podem achar a tarefa difícil.
É por isso que um guia de redação de currículos se torna a ferramenta ideal para ajudar você ao longo de cada etapa, fazendo com que a experiência de elaborar um currículo seja eficaz e você consiga as entrevistas que deseja para entrar no emprego dos seus sonhos!
Os artigos a seguir podem ser úteis para quem fazer um currículo bom:
- O que colocar no curriculo
- Como mandar um e-mail formal solicitando emprego
- Modelos de curriculos simples
- A estrutura do currículo
Como montar um currículo?
Fazer um currículo para uma vaga de emprego ou um currículo com foto pode parecer complicado, mas está longe de ser impossível. No guia a seguir, você encontra as principais dicas e conselhos sobre como fazer um bom currículo.
O que você precisa saber para escrever o currículo perfeito está nos detalhes. A primeira e mais importante ideia para se ter em mente é que um currículo é um documento que anuncia você para potenciais empregadores. Isso significa que você precisa escolher os fatos mais relevantes e positivos sobre seu histórico de carreira, habilidades e até revelar um pouco sua personalidade para apresentar essas informações da melhor maneira possível, mostrando seus pontos fortes e aptidões para o trabalho que está buscando.
Você precisa pensar no conceito de marketing pessoal para aplicar a seu currículo. Essa é essência do que você precisa dominar, já que você está preparando um seu currículo com a finalidade de atrair e convencer um potencial empregador a convocar você uma entrevista, fazendo com que ele tenha interesse em conhecer a pessoa por trás do papel e saber como você pode assumir o cargo que está sendo oferecido, com um bom aproveitamento para a empresa e para você.
Estrutura do currículo
Embora a principal função de um currículo esteja focada no conteúdo, o sucesso de um currículo também depende de uma estética visual agradável. Todas as suas escolhas com relação ao layout são relevantes – estilo da fonte, tons, texturas, tamanho do papel, etc.
O visual do currículo é a primeira coisa que causa impacto em quem o recebe, pois a imagem já é processada no cérebro antes que a pessoa tenha tempo de ler o texto ou reconhecer algum nome de empresa ou escola que chame a atenção no conteúdo. Então, o formato do currículo é muito importante porque o leitor subconscientemente processa a imagem primeiro.
Seja qual for a finalidade ou tipo de currículo que você deseja elaborar, ele precisa ser bem estruturado, de fácil leitura e padronizado. Isso vale tanto para quem está entrando no mercado de trabalho agora quanto para um profissional bem qualificado. No momento de apresentar a sua candidatura aos representantes de RH de uma empresa, é fundamental que a primeira impressão que o seu currículo cause é de que você tem competência e organização.
Confira abaixo o nosso guia de como o seu currículo deve ser apresentado:
Margens: De acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT). As margens devem conter 3cm no lado superior e esquerdo, e 2cm para o lado direito e inferior da página.
Alinhamento: O alinhamento do currículo é um processo bastante simples, mas quase sempre deixados de lado – porque normalmente já fica do jeito que a maioria do mundo ocidental está acostumada a ler. Cabeçalhos, níveis de experiência, informações educacionais e habilidades adicionais ou qualquer outra seção são alinhadas à esquerda do documento.
Fontes: Determinar o estilo de fonte mais apropriado para um currículo pode parecer uma tarefa desafiadora para o candidato que não costuma lidar com design. No entanto, mesmo que existam milhares de estilos diferentes de fontes para curriculo, apenas algumas são apropriadas para documentos profissionais, como cartas de apresentação, currículos e cartas de agradecimento. Antes de escolher uma determinada fonte, os candidatos devem primeiro definir qual a sua preferência, entre o universo das fontes Serif e Sans Serif.
As fontes Serif, ou serifadas, possuem pequenas linhas adornando as extremidades das letras. Sans Serif quer dizer sem serifa, ou seja, quando as letras não incluem as pequenas linhas ou ganchos nas extremidades.
Escolher entre um ou outro é uma questão de preferência pessoal e nenhuma fonte pode ser taxada como melhor do que outra. Inclusive, é muito importante considerar a preferência pessoal. Porém, como é impossível adivinhar a preferência pessoal de um recrutador, escolher aquela que mais te agrada é perfeitamente aceitável.
As fontes Times New Roman são e continuam sendo as mais utilizadas em currículos. No entanto há outras fontes muito comuns e adequadas:
Fontes Serif:
- Old Bookman
- Geórgia
- Times New Roman
Fontes Sans-Serif:
- Arial
- Avenir
- Balcony
- Calibri
- Helvética
Tamanho da fonte: Assim como não há um modelo de fonte padrão, o tamanho das fontes também podem variar. Há ‘escolhas seguras’ como a fonte 11 pt que deve parecer esteticamente agradável em muitos estilos diferentes.
O tamanho da fonte do seu currículo deve estar vinculado diretamente ao estilo da fonte. Para obter um equilíbrio perfeito, primeiro selecione um estilo de fonte desejado e ajuste o tamanho de acordo com a fonte para conseguir um produto final visualmente agradável.
A elaboração de um Currículo não é uma tarefa precisa, com regras para aplicar em cada milímetro. No entanto, quanto mais atenção for dada à precisão, melhor será o produto final.
Linhas e Símbolos: Além das margens e seleção de fontes, o formato geral de um currículo também pode ser muito influenciado pelo uso sutil e estratégico de linhas e marcadores tipo bullet point, que são únicos dos símbolos não alfanuméricos permitidos em um currículo profissional.